Falando de um modo geral, não existe uma forma correta ou errada de práticar a wicca.Há diretrizes que apontam-nos a direção correta, mas dentro delas é perfeitamente permissivel, desenvolver sua própria retória,seus rituais e conceitos.
como já passamos muito tempo discutindo a filosofia positiva da wicca, seria provavelmente adequado tentar explicar alguns estereóticos associados a nossa religião.Muito diferente do que as pessoas falam puraí, a wicca não abrange e nunca abrangeu quaisquer das seguintes caracteristicas:
1. Adoração do demonio, Satnismo ou "massas negras"
Na wicca, não existe adoração do demonio nem satánas ou anticristo, e não existe uma massa negra onde ladainhas cristãs são pronunciadas de trás para a frente e os símbolos cristão difamados. Nenhuma dessas práticas existe na wicca. O demonio e o inferno faz parte da teologia cristã. Eles simplesmente não existem na wicca.
2. Bestialidade ou sacríficio de sangue
Não há contato sexual com animais nem quaisquer atos de bestialidade no ritual wiccano, e nunca houve sacríficio de sangue em nossos rituais. Vários ritos de bestialidade, realizado pelas feiticeiras da idade média, eram simplesmente produtos da imaginação. Nenhum wicca jamais realizou ritos de bestialidades. Quanto ao sacríficio de animais e até mesmo humano, é mito os wiccanos venera a vida e muitos dos sabbás são dedicados ao conceito da vida eterna.
3. Magia Negra
Na wicca não faz magia com o proposito de prejudicar alguém ou seja magia wicca pelo contrário faz a prática de magia benéfica com o objetivo de ajudar e prosperar e não prejudicar. Não esqueça da Regra de Três toda energia que enviar voltará para você.