Os "elementos" dentro do simbolismo mágico são os componentes básicos de tudo o que existe. Esse quatro elementos - Terra, Fogo, Ar, Água - são ao mesmo tempo visíveis e invísiveis, físicos e espirituais.
A partir desses elementos todas as coisas foram formadas, de acordo com o pensamento mágico. Nosso conhecimento científico atual, que sustenta haver muito outros "blocos de construção", não contraria este príncipio; é apenas uma versão mais elaborada.
Não é nada sábio encarar os quatro elementos em termos puramente físicos. Terra, por exemplo, refere-se não apenas ao nosso planeta no qual vivemos, mas também ao fenomeno terreno, da base e da estabilidade. Similarmente, o Fogo é muito mais do que labareda.
Tais elementos possui muito atributo, entretando, são necessario algumas palavras sobre cada um deles e sobre o porquê de serem importantes na prática da magia.
Uma vez que esta é a magia da natureza, ultilizando poderes, instrumentos e símbolos naturais, é importante compreender tais poderes. Um dos meios de fazê-lo é por intermédio do estudoi dos elementos.
O sistema elemental foi elaborado e aprimorado na Renascença, mas suas raízes de organizações para os diversos tipos de magia. Pode também ser encarado como o realsistema de poderesque podem ser acessados para auxiliar em encantos e rituais (chamado de quadrantes).
Na magia, nós costumamos invocar os Guardiões dos Portais ou Quadrantes, a qual todo elemento deve respeitar e obedecer e eles são chamados de devas ou gênio da natureza, abaixo deles estão os reis dos elementos porèm também deve obedecer ao deva e os elementais menores devem obedecer aos dois é como uma monarquia, entendeu?
Em geral o excesso de um elemento, leva a pessoa a desenvolver doenças
Há algo que devemos saber sobre os elementais. Eles obedecem a uma Lei Universal de progresso e construção. Bonito, isso,não? Mas vamos olhar mais a fundo. Temos a Lei da Atração (aquela que ficou famosa com o Sagredo, lembra?). Segundo essa lei, tudo o que acontece é atraido por algum motivo. Pois bem, elementais seguem essa lei á risca. Pessoas com determinada energia tenderão a atrair o elemento afinado da mesma energia com essa energia. Assim, uma pessoa muito sensível e emotiva tenderá a trabalhar com o elemento da água, pois ela o atrairá naturalmente. Antigamente, os Rosas-Cruzes se ultilizavam do poder dos elementais e Paracelsos escreveu muito sobre estes seres da natureza: durdales ou dryadas, salamandras ou acthnici, ondinas ou melosinae, silfos ou nenufareni, gnomos ou pigmeus. Elementais não obedecerão a alguém que sentem medo de seu elemento. Alguém com medo de altura nada poderá ordenar aos Silfos, por exemplo. Eliphas Levi, em seu livro Dogme et Rituel de la Haute Magie (Dogma e Ritual da Alta Magia), aconselha áqueles que quiserem dominar os elementais a submeter-se a provas que substituam as antigas provas de magia e coragem. Atravessar um tronco á grande altura conquista o respeito dos Silfos, nadar contra uma correnteza conquista o das ondinas, e expor-se a um incendio conquista as salamandras e escalar uma montanha escarpada conquista a dos gnomos. Imagino que o grande problema seja o medo em si, não só no lidar com elementais, mas em qualquer trabalho mágico. Tenha respeito, mas não tenha medo, pois o medo só atrapalha. Mas eu consegui conquistar muito desses elementos sem fazer a prática dessas provas, conquistei apenas fazendo a prática ritualisticas e tendo ações que agradem eles isso, me abriu um grande portal para os elementos. Os elementais, percebem pela vibração da aura. E não tem como enganar nisso.